Relatório de visita técnica ao laboratório de hematologia
Em visita ao laboratório municipal de análises clínicas de Vitória da Conquista, foi possível observar como ocorre a rotina de funcionamento do mesmo. Nesta visita vários aparelhos e equipamentos foram apresentados, destacando-se neste momento o Cell Dyn Ruby (figura a baixo) como equipamento destinado a realizações de hemogramas.
[pic]
O principio tecnológico aplicado pelo Cell Dyn RubY é a tecnologia MAPSS (Dispersão de laser polarizada com múltimos ângulos), este método permite leituras ópticas precisas do laser para o diferencial de WBC. Alem do mais, sua identificação acurada com o uso de 4 ângulos de dispersão de laser facilita uma análise de dispersões múltiplas, do laser, para identificar células anormais e substâncias inteferentes. Sua principal vantagens são os resultados reportáveis de WBC e diferencial de WBC na primeira corrida, mesmo quando células anormais e substâncias interferentes estão presentes.
O Cell Dyn Ruby é um equipamento diferenciado para a contagem de plaquetas, composto com 2 ângulos ópticos oferecendo acuracidade na contagem e dimensão, o que assegura resultados reportáveis na primeira corrida. Outro ponto a ser destacado é seu poder de redução da testagem reflex que são causados por: interferência por RBCs microcíticas, fragmentos de RBCs e WBC e partículos não plaquetárias. Com relação às anáçises de RBCs, o Cell Dyn RubY incluir 3 contagens dimensionais, índices e reticulócitos garantindo menos revisões manuais. Outro fator importante é que o equipamento necessita de 3 reagentes (WBC lise, HGB lise e diluente/sheath) para a realização de um hemograma completo com diferencial em 5 partes.
O Equipamento é totalmente automatizado que libera o hemograma completo com velocidade acima de 80 testes/hora. Na visualização gráfica das corridas as informações de resultados WBC, RBC e plaquetas do paciente são mostradas em cores diferentes, sendo ainda possível, visualizar parâmetros