relatório de visita ao instituto brennand
Aluno : José Érico Azevedo Sóter
Disciplina; Historia l
Professor :Andre Pina
Por Élida Maria
Relatos da história de Pernambuco e de alguns países transcrito em artes como pinturas e desenhos podem ser conferidos no Castelo São João, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O local criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand é conhecido popularmente como o Castelo de Brennand. O espaço dispõe de uma área extensa com jardim, lagoa e peças históricas dos continentes europeu, asiático, americano e africano.
O Castelo de Brennand é um museu que possui obras de artes dos séculos XV a XXI que foram adquiridas pelo criador do local há mais de 50 anos.Peças como esculturas, mobílias, armarias, quadros com pinturas e desenhos, artes decorativas e outros, podem ser vistos no ambiente.
Entre as variadas obras que lotam três castelos encontra-se a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post. Outro destaque são as armarias. Estas totalizam 3.000 peças de origens inglesa, francesa, italiana, alemã, espanhola, sueca, turquesa, indiana e japonesa.
Das armarias é possível visualizar facas, canivetes e espadas com detalhes impressionantes e espessuras diversas. Os objetos também possuem tamanhos e pesos variados e mesmo ficando em locais reservados em que são vistos apenas por vidros, as armas brancas aparentam possuir elevados pesos. Daí surge à curiosidade se realmente eram usadas e de que maneira.
As peças decorativas são outros objetivos que requer muita admiração. O colecionador expõe vários utensílios provenientes da arte europeia como cofres minúsculos, jarros, vitrais, candelabros, castiçais entre outros. O interessante de ser ver nos objetos são os materiais de que são produzidos. Na grande maioria são feitos de bronze, prata e alguns até em ouro. Há ainda relógios de origem austríaca e francesa e objetos em porcelana.
Em relação às artes visuais quem visita os castelos se