relatório de valores de glicose sanguinea
CURSO DE FARMÁCIA
ANA PAULA MASETTO RIBEIRO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOQUIMICA CLINICA
Nome: Ana Paula Masetto Ribeiro
Prof: Roselene
SÃO JOSÉ, 2014.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irá se relatar sobre a aula prática de bioquímica clínica em laboratório, onde se realizou a coleta de material, sangue, para realização de análise de teor glicólico. A glicose é uma dextrose monossacarídeo cristalina, denominada D-glicose. A importância de se manter uma concentração constante no sangue deve-se ao fato de que é a principal fonte de energia química para a manutenção e o funcionamento dos diversos tecidos do organismo, sendo que células, como os neurônios, a utilizam como fonte exclusiva. A ingestão de glicose e de seus percursores, como amido, monossacarídeos e dissacarídeos, é esporádica e, dependendo do tipo de alimentação, nem sempre representa fonte segura de glicose para o sangue (HARVEY, 2012).
Os valores de glicose fora do padrão, principalmente em processos crônicos, trazem consequências negativas como degeneração progressiva e falência de órgãos importantes (PICA et al., 2003). A melhor maneira de reduzir as complicações associadas às alterações na glicemia é tentando manter seu nível em concentrações normais e para isso se faz necessário realizar medições da sua quantidade (PICA et al., 2003). As concentrações de glicose no sangue, denominadas glicemia, devem permanecer dentro de uma faixa de segurança que em jejum podem estar entre 60 e 100 mg/dL.
2 OBJETIVO
O objetivo desta prática foi determinar o valor da glicemia sanguínea em um acadêmico voluntário. Seguindo os procedimentos laboratoriais colocados pela professora Roselene.
3 MATERIAL E MÉTODOS
Primeiramente foi realizado o procedimento da coleta de sangue do aluno voluntário, nosso material analisado pertence a aluna Ketlin. Esta por sua vez antes da