Relatorio Glicose
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA ANIMAL
DOSAGEM DE GLUCOSE NO SANGUE
CURITIBA, MAIO, 2015
Ana Paula Moro
Cassiane Mayara Messias Santos
Kelly Cristina Blonkoski Bueno
Rhahysah Fernandes D’Almeida
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA ANIMAL
DOSAGEM DE GLUCOSE NO SANGUE
Relatório apresentado ao curso de Biomedicina, da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito avaliativo do 2º Bimestre da disciplina de Bioquímica Animal, sob a orientação do Professor Paulo Worfel.
CURITIBA, MAIO, 2015
1 INTRODUÇÃO
A glicose é a principal fonte de carboidrato do organismo e sua concentração sérica está intimamente ligada à ação da insulina. Após uma refeição rica em carboidratos, a glicose que é absorvida para o sangue causa uma rápida secreção de insulina. Esta, por sua vez, provoca a captação, armazenamento e uso rápido da glicose por quase todos os tecidos corporais, especialmente pelos músculos, tecido adiposo e fígado. A glicemia em jejum mede o nível de açúcar do sangue em determinado momento, na maioria das vezes o exame serve para o diagnóstico de hipoglicemia, hiperglicemia, e até mesmo para monitoração e tratamento de diabetes. O jejum é definido como a falta de ingestão calórica de no mínimo 8 horas e os valores de referência da glicemia em jejum são considerados normais quando inferior a 110 mg/dL, alterados quando entre 110 mg/dL e 125 mg/dL, já considerado diabetes se igual ou superior a 126 mg/dL e baixos (ou hipoglicemia) se igual ou inferior a 70 mg/dL.
2 OBJETIVO
Determinar absorbância e concentração de glicose na amostra coletada em sala de aula de alunos voluntários, demonstrando o princípio da dosagem e técnicas laboratoriais.
3 MATERIAS E EQUIPAMENTOS
1. Amostra de sangue
2. Reagente de cor
3. Solução padrão
4. Banho-maria
5. Espectrofotômetro
6. Tubos de ensaio
7. Pipetas
8.