Tênis de Mesa
O tênis de mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo. O tênis de mesa adaptado é um dos mais tradicionais esportes paraolímpicos. A partir dos Jogos Paraolímpicos de Roma, a bolinha não parou tanto no masculino quanto no feminino. Todas as edições das Paraolimpíadas tiveram jogos da modalidade.
2 ORIGEM DE TÊNIS DE MESA ADAPTADO
Desde os Jogos de Roma (1960) até o Tel-Aviv, em 1968, eram disputadas partidas no individual e em duplas. Em Heidelberg (1972) começaram as disputas por equipes. Toronto (1976) e Arnhem (1980), só tiveram Jane Karla disputas de jogos simples e por equipe. O open entrou no calendário paraolímpico oficial nos Jogos de 1984 e em Seul (1988). Em Barcelona (1992), as disputas passaram a ser apenas no individual e por equipe. Já em Atenas, também teve disputa de duplas.
3 A EVOLUÇÃO DO TÊNIS DE MESA ADAPTADO NO BRASIL
As primeiras competições regionais e nacionais de tênis de mesa para portadores de deficiência física foram promovidas na década de 70 pela ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes), fundada em 1975.
Por meio dos campeonatos realizados por essas associações, formava-se a seleção brasileira das modalidades que disputavam os Jogos Parapan-americanos e Jogos Paraolímpicos. Os mesa-tenistas adaptados participam dos Jogos Parapan-americanos desde a década de 70, enquanto a estréia brasileira em Jogos Paraolímpicos foi em Seul (1988) com os atletas Mário Lúcio Câmara Pires, Paulo Fernandes Marinho e Keike Shimomaebara.
A partir de 1995, com a criação do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), os paratletas de tênis de mesa participam de todas as competições internacionais sob a responsabilidade do CPB.
Em 2003 o CPB organizou o Parapan de Tênis de Mesa, em Brasília. Os mesatenistas Cristovam