Relatório de Topografia - Levantamento por Irradiação Composta
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE – CCTS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: Topografia
Professor: Nivaldo Filho
Aluno: Douglas Cavalcante
Matrícula:
Turma: 2010.2
Curso: Engenharia Civil
RELATÓRIO
AULA DE CAMPO
Araruna, PB
2011
1
1. Introdução
O levantamento planimétrico por irradiação é utilizado para levantamento de pequenas áreas ou, principalmente como método auxiliar à Poligonção, e consiste em escolher um ponto conveniente para instalar o aparelho, podendo este ponto estar dentro ou fora do perímetro, tomando nota dos azimutes e distâncias entre a estação do teodolito e cada ponto visado.
Além de ser simples, rápido e fácil, o método por irradiação tem vantagens: pode ser associado a outros métodos, como o de caminhamento, podendo auxiliar na complementação do levantamento dependendo apenas dos cuidados do operador, uma vez que não é possível controlar os erros que possam ocorrer durante o levantamento.
2. Objetivo
Os alunos estiveram desenvolvendo conhecimentos e habilidades na manipulação dos instrumentos topográficos para o levantamento plaimétrico por irradiação composta.
3. Materiais e Métodos
3.1
Materiais
Baliza
Bússola
Mira Falante
Piquete
Prumo
Teodolito
Trena de Lona
2
3.2
Métodos
No dia 21 de setembro de 2011 foi realizado no município de ArarunaPB, cerca de 165km da capital João Pessoa, o levantamento planimétrico por irradiação composta de uma área de 1285,8 m² e perímetro 215,23 m , em um loteamento situado ao lado da Universidade Estadual da Paraíba, campus VIII.
Por se tratar um levantamento planimétrico por irradiação composto foi de fundamental importância a escolha da estação E1 onde foi fixado o primeiro piquete. Por determinação do docente os alunos foram responsáveis pela: montagens (tripé), centralização, nivelamento do teodolito. Ao ser localizando o
Nm (Norte