Relatório de titulação e precipitação
Resumo Para a ocorrência de uma titulação entre uma solução de KSCN a 0,05 M com uma solução padrão de AgNO3 a 0,05 M, padronizou-se o titulante. Para isso, titulou-se uma solução de aproximadamente 0,05 M de AgNO3 com uma solução de NaCl adicionada a uma solução indicadora (K2CrO4 a 5 %). Este procedimento foi realizado em triplicata para a diminuição de possíveis erros decorrentes da titulação. Em seguida, calculou-se a concentração real do titulante. A partir destes experimentos, calculou-se a concentração da solução de KSCN.
Introdução
A titulação de precipitação baseia-se em reações com formação de compostos pouco solúveis. A reação de precipitação deve processar-se praticamente de forma quantitativa no ponto de equivalência, completar-se em tempo relativamente curto e oferecer condições para uma conveniente sinalização no ponto final. Na prática tais condições limitam os números de reações de precipitações utilizáveis. Muitas delas não podem servir em virtude da carência de meios apropriados para a localização do ponto final.
Muitos métodos titulométricos de precipitação empregam indicadores mais ou menos específicos, isto é, apropriados para uma dada reação de precipitação. Há, entretanto, uma classe especial de indicadores, os indicadores de adsorção, que encontram um campo mais geral de aplicação. As possibilidades de aplicações das reações de precipitação na análise titulométrica se aplicam consideravelmente com a utilização de métodos físico-químicos para a localização de ponto final. (VOGEL, etal 1992) Na análise titulométrica, em geral, a variação da concentração dos íons reagentes em torno do ponto de equivalência depende grandemente do grau como se completa a reação, Na titulometria de precipitação, os fatores que decidem a questão são o produto de solubilidade do precipitado e as concentrações dos reagentes. São muitos os métodos de titulação de