Relatório de síntese e purificação da acetanilida
Algumas aminas aromáticas aciladas como a acetanilida fazem parte do grupo de drogas que combatem a cefaleia. A acetanilida, uma amida secundária, pode ser sintetizada através de uma reação com a anilina em uma solução tampão. Após a reação, o produto e as impurezas devem ser purificas através de uma recristalização com carvão ativo em uma solução aquecida sendo vagarosamente resfriada. O objetivo da experiência é a sintetização da acetanilida e posteriormente sua purificação.
2. Observação e detalhes experimentais
Em uma capela misturamos 5,0mL de anidrido acético e 3,5mL de anilina em um béquer de 250mL contendo uma solução tampão (1,1g de acetato de sódio anidro e 4mL de ácido acético glacial). A reação foi rápida. Despejamos a mistura em 120mL de H2O aquecidos e observamos o aparecimento de cristais. Resfriamos a mistura em banho de gelo e filtramos os cristais a vácuo em um funil de Buchner.
Em seguida, aquecemos 100mL de água em um béquer de 250mL. Em um outro béquer colocamos os cristais filtrados anteriormente junto com 4 pedrinhas de porcelana. Enquanto despejávamos a água quente, depositamos, junto aos cristais e a porcelana, 0,4g de carvão ativo. Aquecemos a mistura mais uns minutos e a filtramos em papel de filtro pragueado. Deixamos mais uns minutos em repouso e filtramos novamente em um funil de Buchner. Deixamos dois dias secando, pesamos o cristal filtrado e aferimos seu ponto de fusão.
O produto final da experiência apresentou um ponto de fusão de 114,0ºC e seu peso com o filtro foi de 1,9g. O filtro pesa 0,6g então o produto final (acetanilida pura) possui massa de 1,3g.
3. Resultados e cálculos
Para o cálculo de rendimento devemos saber qual é o reagente limitante. A relação entre os reagentes é de 1:1.Para saber qual é o limitante, devemos saber qual o número de mols usado na substância e, para isso, devemos saber a massa usada no experimento de cada reagente. A massa usada de ambos é calculado por densidade