relatório de segurança
Um tipo específico de acidente é o que envolve o uso de adornos, como anéis (aliança), pulseiras, relógios, cordões, brincos e etc. No caso das alianças, os itens não são apenas um símbolo de união para os apaixonados. O círculo usado no dedo pode representar perigo para quem o usa, até mesmo em situações corriqueiras do dia a dia, como prender a aliança em um prego, ou ao saltar de um ônibus.
Em um ambiente industrial, as chances de acidente por uso desses “enfeites” podem se agravar, uma vez que correntes e pulseiras, por exemplo, podem se prender em um equipamento, o que afetará diretamente a integridade física do colaborador causando acidentes sérios, como lesões, mutilações nas mãos e até a perda de um dedo. Logo, o simples fato de retirar as joias antes de entrar na área operacional pode evitar um acidente de trabalho. Precisamos combater esse tipo de ‘ato inseguro’
Algumas pessoas são relutantes quanto ao uso de adornos, provavelmente por razões afetivas. Mas é bom destacar que elas não poderão utilizar anel em um dedo faltante.
Lembrem-se, pequenos detalhes podem provocar graves acidentes!!!!!!
TODO E QUALQUER ACIDENTE OU INCIDENTE DEVE SER COMUNICADO A FIM DE QUE POSSA SER INVESTIGADO AS CAUSAS.
INCIDENTE: É quase um acidente. É uma ocorrência imprevista e indesejada que possui potencial de gerar dano pessoal, material, ambiental ou o comprometimento da continuidade operacional.
É ACIDENTE DE TRABALHO: Aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte.
Tome, por exemplo, uma mancha de óleo no chão. Uma pessoa passa, vê e dá a volta; nada acontece (PERCEPÇÃO DO RISCO). A próxima pessoa a