Relatório de química sobre o hidrogênio
Reação para obtenção de hidrogênio e observação de suas propriedades.
1.Introdução
O experimento feito nesta aula foi fundamentada na necessidade de obtenção do gás hidrogênio para o estudo do mesmo. Estudo qual nos demonstraria a sua relação de menor peso do que o CO2, consequentemente de sua baixíssima densidade. Com todo o estudo pode-se observar também uma reação exotérmica, a maneira de produção do gás hidrogênio e por fim da reação de combustão característica do gás.
2.Objetivos
Obter o gás hidrogênio através de uma reação de ácido clorídrico - comercialmente chamado de ácido muriático -, com zinco em pó, na proporção de dois para um, resultando na produção de cloreto de zinco liquido e gás hidrogênio gasoso,na proporção de um para um. Com isso fazer um estudo simples de diferenciação de densidade, através de duas bexigas e comparação tátil e de discutir a utilização do gás na indústria, além de utilizar a bexiga já preenchida de gás hidrogênio e colocá-la em combustão para o estudo da característica do comburente . E para tudo isso acontecer também se fez necessário o preparo da reação descrita neste tópico , com as devidas proporções descritas e com todos quesitos de segurança obedecidos.
3.1.Materiais
Bexiga
Tubo de ensaio
Zinco em pó
Ácido clorídrico ou muriático
Pipeta
Água destilada
3.2.Métodos
Separou-se todo material necessário e os preparou para o experimento. Em um tubo de ensaio colocou-se 1ml de de água destilada e adicionou-se zinco em pó até que a mistura se torna-se suficientemente misturada, onde não se via água sobrando. Após tal passo pipetou-se 2ml de ácido e adicionou-se ao tubo de ensaio com água destilada e zinco. Imediatamente começa uma reação e assim libera gás hidrogênio, coloca-se o mais rápido possível a bexiga na ponta do tubo de ensaio para captar o gás que estava sendo expelido. Passou-se fita adesiva em volta do bocal da bexiga e do tubo de ensaio para evitar vazamento de gás. Esperou a reação