Relatório de química (sabão)
Acadêmica: Márcia Andréa Alves de Oliveira
Professora: Ana Cristina
Disciplina de Química 2° Período de Farmácia
Aula Prática, Obtenção de Sabão
BACABAL-MA
2013
Márcia Andréa Alves de Oliveira
Aula Prática, Obtenção de Sabão
Relatório de uma aula prática, apresentado ao curso de Farmácia, 2° período. Para a disciplina de Química da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC. Orientadora: Ana Cristina.
BACABAL-MA
2013
1 INTRODUÇÃO:
Os sabões são sais de sódio ou potássio, obtidos a partir da reação de saponificação com triacilgliceróis (óleos e gorduras naturais). Óleos e gorduras são constituídos de ésteres de ácidos graxos, ácidos com cadeias carbônicas extensas e o triglicerol. Um subproduto da manufatura de sabões é a glicerina, da qual pode-se obter a nitroglicerina, um poderoso explosivo. O sabão limpa porque as suas moléculas se ligam tanto a moléculas apolares (como gordura ou óleo) quanto polares (como água). Embora a gordura geralmente adere à pele ou à roupa e a superfícies, as moléculas de sabão ligam-se à gordura e a tornam mais fácil de ser enxaguada em água. Quando aplicada a uma superfície suja, a água com sabão mantém as partículas de sujeira em suspensão, para que o conjunto possa ser enxaguado com água limpa. O hidrocarboneto dissolve sujeira e óleos, enquanto que a porção ionizada torna o sabão solúvel em água. Assim, permite que a água remova matéria normalmente insolúvel em água, por meio da emulsificação.
6 CONCLUSÃO:
Conclui-se que o experimento foi satisfatório, onde nos levou ao conhecimento sobre as propriedades químicas do sabão. Conhecemos os métodos de fabricação do sabão passo a passo, a quantidade dos reagentes e soluções, suas reações e o seu preparo especificadamente.