Comportamento organizacional
É o estudo humano dentro das organizações afim de um melhor aproveitamento das habilidades dos colaboradores individuais ou grupo.
Um administrador deve se aprofundar em conhecer o perfil de seus colaboradores, pois quanto mais o administrador conhece os aspectos humanos do seu grupo, mais ele previne e soluciona ocorrências futuras, sabendo equilibrar as diferenças religiosas, culturais e étnicas. Deve gerenciar e integrar as diferenças, a fim de criar um ambiente agradável e de respeito entre os colaboradores.
São importantes também incentivar as inovações, criações e sugestões dos mesmos, contendo assim, ferramentas para continuar estimulando e motivando.
Deve verificar se as estruturas fornecidas pela empresa estão atendendo às expectativas, e que elas possam ser inovadas ou melhoradas, gerenciando os conflitos de forma a entender os pontos de todos e solucionar de forma serena e abrangente, buscando não apenas solucionar, mas manter a harmonia e hegemonia do grupo.
Deve também ter a confiança dos colaboradores para questões pessoais e gerencias, de forma que as mesmas não atrapalhem o rendimento do colaborador nas atividades profissionais.
Não é só conhecer o perfil, mas sim trabalha-lo de forma que o colaborador atenda expectativas da organização.
Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Quadro comparativo entre Sistema Aberto e Fechado de C.O.
|SISTEMA ABERTO |SISTEMA FECHADO
|Capacidade crescimento