Relatório de química geral experimental - polaridade de moléculas
1 - Polar, é uma característica de alguma substância, molécula ou algo que tenha polos, sendo um de maior concentração de carga eletromagnética negativa e consequentemente o outro de carga positiva. Apolar caracteriza alguma substância, molécula ou algo que não tenha polos. O dipolo ocorre somente em moléculas polares, não havendo uniformidade na distribuição de cargas, isto é, um conjunto formado por cargas parciais opostas e próximas.
2 – Pode-se prever a natureza das substâncias por meio dos seus comportamentos, se o fio de líquido do reagente analisado desviar sua trajetória, entende-se que é formado por moléculas polares, caso contrário, são moléculas de natureza apolar.
3 – Etanol, água e acetato de etila, são polares, ou seja, todas essas substâncias tem o módulo dos vetores do momento dipolar diferente de zero, sendo atraídas por objetos eletrizados. Já o querosene é apolar, tendo o vetor do momento dipolo igual à zero, e, portanto, não tem sua trajetória desviada.
4 – Apenas H3Cl e CHCL3 terão momento dipolo, pois são as únicas que depois de feito o cálculo da soma dos vetores ou diferença dos vetores, terão um vetor resultante do momento dipolar das moléculas com módulo diferente de zero. Portanto, são substâncias polares.
Resumo: Utilizando-se de suporte com garra, bureta, béquer e funil. Foi montado um sistema para análise dos fios de líquidos dos reagentes que saíam da bureta. Eletrizou-se, inclusive de forma curiosa, a régua que posteriormente provocou os desvios de trajetória nos fios líquidos de, respectivamente, água, etanol, e acetato de etila. Por último, utilizou-se como reagente o querosene, porém este, não teve a trajetória desviada.
Introdução: Sabemos da existência de três tipos de ligação entre os átomos, iônica, metálica e covalente, a qual se dará um enfoque relacionando-a com a experiência realizada. Neste último tipo de ligação citado, há um compartilhamento de elétrons da camada mais externa dos átomos, que nem