Administração
CRIANDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Criar, planejar, reformular ou pensar em algo novo não é fácil; é uma tarefa que requer um esforço maior do empreendedor, por que para o seu objetivo/idéia dar certo é necessário ter o conhecimento e algum domínio sobre o futuro negócio.
O que falta em muitos empreendedores é a falta de foco, dedicação, capacitação e planejamento se dedicam em um tempo mínimo para planejar seu empreendimento e acabam frustrados ou sem sucesso.
É indispensável o Planejamento pois, ele é a oportunidade de sistematizar o processo criativo; são essas informações levantadas que irão facilitar a visualização de eventuais falhas e necessidade de melhorias.
No Brasil é alta taxa de mortalidade das pequenas empresas que fecham nos primeiros dois anos (22%), por não haver planejamento, pesquisa de mercado, busca de conhecimento do próprio produto, paixão pelo próprio negócio que irá atuar, relacionamento entre os funcionários para não ter o próprio fracasso.
O bom empreendedor desenvolver o seu negócio em uma área que conhece e/ou que já tenha trabalhado ou tenha alguma experiência, ou que tenha algum sócio que já trabalhou e tenha conhecimento do ramo em que irão atuar.
Não se arrisca em negócios cuja dinâmica de mercado e a forma operacional de tocar a empresa seja desconhecida; Só por ter simpatia com o assunto do ramo ou simplesmente por ser em uma área que poderá render muito dinheiro.
Segundo Dornelas (2005, p.123): “Um bom plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma idéia realmente inovadora; culminando em um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas”
Não bastam ter uma ideia revolucionária e guardar para si mesmo, as novas oportunidades vão surgir quando essas ideias forem discutidas com pessoas que entendam do assunto, com mais experiência, pois é a partir daí que as novas ideias vão dar andamento no processo para o