Relatório de química analítica
Vb C NaOH 150,09 100 2 Ácido tartárico (g.100mL-1 ) 1000 Vam
Objetivos Conhecer as técnicas utilizadas em volumetria Titular ácido fraco com base forte e determinar o ponto de equivalência Determinar a acidez total de vinhos
Procedimento experimental: Pipetar uma alíquota de 25mL de vinho branco transfira para um erlenmeyer de 250mL. Adicionar aproximadamente 100mL de água destilada e 3 a 5 gotas de fenolftaleína. Para o vinho tinto pode-se usar uma diluição maior para contornar o problema da cor. Titular com uma solução padrão de NaOH 0,10 mol.L-1 até a cor rosa que persista por 30 segundos. Anote o volume gasto. Repita a análise mais 5 vezes.
Relatório: Calcule a acidez do vinho em % (m/v) de ácido tartárico. Compare com o valor indicado no rótulo. Utilize os testes estatísticos adequados e comente a exatidão e precisão dos resultados obtidos na prática.
Questões: 1. Qual a diferença entre ponto final e ponto de equivalência?
2. Qual o pH esperado no ponto de equivalência da titulação realizada na aula prática? Justifique a sua resposta através da construção da curva de titulação de um ácido fraco com uma base forte. 3. O que é um indicador? E como ele funciona? 4. Cite, a partir de uma pesquisa na literatura, outros indicadores (no mínimo três) com suas respectivas faixas de viragem. Dê exemplos de suas aplicações.
Referência Bibliográfica Baccan, N.; de Andrade, J. C.; Godinho, O. E. S.; Barone, J. S. Química Analítica Quantitativa Elementar, Edgard Blücher LTDA, São Paulo, 1979.