Relatório de quimica
O teste de chamas é um procedimento utilizado para verificar a presença de certos metais qualitativamente (características visíveis). Quando o metal a ser estudado é submetido ao calor presente na chama seus íons refletem uma tonalidade característica do elemento exposto na chama, sendo assim possível identificar o elemento presente em um composto. Este experimento introduz o modelo atômico de Rutherford que aplica o conceito da transição eletrônica.
O teste se baseia em introduzir uma pequena quantidade no elemento na chama e visualmente ver qual é a coloração resultante.
O experimento a ser feito será um teste de chamas em quatro elementos: o Cálcio (Ca), Bário (Ba), Sódio (Na) e o Potássio (K).
MATERIAIS UTILIZADOS
Segue abaixo os instrumentos que foram utilizados e suas respectivas fotos:
1 Becker; Figura 1 – Becker
1 Bico de Bulsen; Figura 2 – Bico de Bulsen
1 Espátula; Figura 3 – Espátula.
1 suporte; Figura 4 – Suporte Tubo de Ensaio.
4 Tubos de ensaio; Figura 5 – Tubos de ensaio
O líquido que estava no Becker para remover o resíduo do elemento.
Figura 6 – Becker com água.
METODOLOGIA
Inicialmente foi feito um reconhecimento dos materiais que seriam utilizados antes de começar o procedimento.
Nosso experimento consistiu em fazer um teste de chamas nas substâncias Cálcio (Ca), Bário (Ba), Sódio (Na) e Potássio (K) individualmente e fazer uma análise da coloração que o mesmo apresentou ao entrar em contato com a chama, cada um dos os elementos estavam separados em um tubo de ensaio e no Becker continha o água que foi utilizado para remover cada resíduo da espátula antes de selecionar o próximo elemento.
Figura 1 – Reconhecimento dos materiais utilizados no laboratório.
Com a espátula, inserir dentro do tubo de ensaio para pegar uma pequena porcentagem da substância e logo