Relatório de quimica
A tabela 2 mostra a solubilidade dos solutos em diferentes solventes, a frio e a quente, para a escolha do mais adequado para a recristalização.
Tabela 2: Escolha do Solvente
Dentre os solventes testados, o que foi mais adequado para a recristalização do naftaleno foi a mistura de água e etanol 50%%. Para que o solvente seja adequado para a recristalização, o soluto deve ser insolúvel a frio e solúvel a quente. Como esperado, a água sendo uma substância polar não solubilizou o naftaleno, que é uma substância apolar. O etanol solubilizou alguma parte do naftaleno a frio, e como um dos requisitos para ser um solvente ideal é que não fosse solúvel a frio, foi descartado. A mistura não solubilizou o naftaleno a temperatura ambiente, enquanto a uma temperatura elevada, grande parte do soluto foi solúvel.
Para fazer a filtração da solução a quente (naftaleno + água e etanol 50%) deve-se aquecer também as vidrarias utilizadas no processo para...
Introdução
Na natureza, a maior parte dos compostos se encontram impuros. Porém, em certos casos, é necessário que um determinado composto ou até mesmo elemento químico, esteja na sua forma elementar ou pura para que determinado processo ocorra. Dessa forma, diversos métodos de purificação podem ser utilizados para que sejam eliminadas as impurezas de um produto. Para que o processo de purificação seja realizado em uma determinada amostra, deve se levar em consideração que a impureza esteja em quantidades muito pequenas pois, caso contrário, seria uma separação de misturas (1).
No caso de uma recristalização, o solvente requer certa característica e há a utilização do calor para manter determinada amostra solubilizada no solvente escolhido. Como a recristalização tratase de um processo de purificação, o sólido filtrado deve possuir uma faixa de fusão que não exceda 2°C, indicando que a purificação foi efetiva, caso contrario, a amostra continua impura. O ponto de fusão é a temperatura em que o