Relatório de Quimica
Relatório sobre densidade de sólidos e líquidos solicitada pela disciplina de química experimental a primeira fase do curso de farmácia da UNESC. Orientador: Professor Emerson Colonetti.
CRICIÚMA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVO 2
3 REFERENCIAL TEÓRICO 3
4 MATERIAIS E MÉTODOS 4
4.1 MATERIAIS E REAGENTES 4
4.2 PROCEDIMENTO 4
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
6 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos apresentar como podemos medir a densidade de líquidos e sólidos. Para medir os líquidos, usaremos a água e o álcool e para sólidos serão usados três cilindros diferentes, além de vidrarias e materiais específicos para o melhor resultado do experimento.
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo mostrar como podemos medir e calcular a densidade de líquidos e sólidos, através de experiência feita em laboratório, com instrumentos específicos e vidrarias. REFERENCIAL TEORICO Segundo Russel (2004, p.40) a densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume.
A densidade expressa à quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume do alumínio. As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico (g/cm³), unidades derivadas SI. (Lembre-se de que por causa da equivalência do mililitro e do centímetro cúbico, a unidade de gramas por mililitro, g/mℓ, embora não pertencente ás unidades SI, equivale exatamente a gramas por centímetro cúbico).
De acordo com Andrade et al. (2004, p.2) a densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
Pode ser utilizada na identificação e