PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Claudio Luciano dos Santos
Preservação da biodiversidade ou avanços tecnológicos para solucionar problemas ambientais da Terra
Nós últimos séculos o homem vem com a modernização, causando vários problemas ambientais ou degradação total do meio que vive, interferindo no equilíbrio do ecossistema.
O processo de modificação do meio ambiental para adaptação das necessidades humanas nunca esta completo. Logo após uma interferência ou mudança do meio, surgem novas necessidades de mudança.
Essas mudanças, na grande maioria das vezes, são feitas sem ser feito os estudos necessários sobre os impactos que causaram ao ecossistema, ou sem a intenção de recuperá-lo ou que causa grandes problemas ao meio ambiente.
Alguns problemas ambientais causados pela modernização ou ocupação humana são: desmatamento, erosões, queimadas, poluição das águas, solo e ar, danos à biodiversidade.
Existem duas linhas de pensamentos para proteção do meio ambiente: a preservação e a conservação. Conservar o meio ambiente é usar racionalmente os recursos naturais indispensáveis ao homem, como água, solo, mineral, usando de forma sustentável para que as próximas gerações tenham também o direito de usufruí-las. Mais da metade desses recursos atualmente estão sendo usados de forma irracional, ou seja, esta sendo tirado da natureza mais do que naturalmente pode ser reposto.
As principais conseqüências dessa degradação são falta de água potável, ar poluído, desequilíbrio do ecossistema natural, efeito estufa e também problemas socioeconômicos ao homem como fome, falta de moradia, doenças, dentre outros.
A conservação pode ser feita adotando medidas que visam minimizar os impactos do homem ao meio ambiente. O tratamento de esgotos, uso racional da água potável, medidas a evitar a poluição do ar, exploração correta dos minerais, evitar a monocultura, usa de agrotóxicos na medida certa, podem fazer uma grande diferença ao meio ambiente.
Diferente da conservação do meio ambiente, a