Relatório de quimica
Curso Integrado em Química
Disciplina: Química Experimental
Professor: Wesley
Técnicas de Laboratório
Montes Claros, MG, setembro de 2013.
1. Introdução
No Bico de Bunsen a zona oxidante apresenta cor violeta, quase invisível, nessa zona os gases sofrem combustão completa. A zona redutora, a região mais luminosa, ocorre combustão incompleta dos gases. Na zona neutra, encontram-se os gases que ainda não sofreram combustão.
O objetivo é aprender a usar o Bico de Bunsen. Adquirir habilidade e técnicas de aquecimento em trabalhos na montagem de aparelhos de laboratório. Aprender os vários tipos de vidraria e sua utilização.
2. Materiais e Reagentes Foram utilizados os seguintes materiais:
Bico de Bunsen;
Béquer;
Tripé de ferro;
Tela de amianto;
Pinça de madeira;
Termômetro;
Tubo de ensaio;
2.2. Procedimento Experimental
2.3. Aquecimento de líquido no Becker.
i. Colocar cerca de 100 ml de água no Becker. ii. Colocar o Becker na tela de amianto, suportado sobre o Tripé de ferro. iii. Aquecer o Becker com a chama forte do Bico de Bunsen (janelas abertas e torneira de gás totalmente aberta). Observar a ebulição da água. Anotar a temperatura de ebulição da água. iv. Desligar o Bico de Bunsen.
2.4. Aquecimento de líquidos no tubo de ensaio.
i. Colocar cerca de 4 ml de água no Tubo de Ensaio. ii. Segurar o tubo, próximo à boca, com uma pinça de madeira. iii. Aquecer a água, na chama média no Bico de Bunsen (torneira de gás aberta pela metade, e janela aberta pela metade) com o Tubo voltado para a parede, com inclinação de 40°. E com pequena agitação até a ebulição da água. iv. Retirar o tubo de ensaio, e desligar o Bico de Bunsen.
3. Resultados
3.1. Aquecimento de líquido no Becker.
Colocado 100 ml de água em um Becker e