RELATÓRIO DE PRÁTICA DE FÍSICO-QUÍMICA COMPORTAMENTO DE UM GÁS & INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRESSÃO DE UM GÁS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE FARMÁCIA
PROFESSORA NÚBIA FERNANDA
CAROLINE APARECIDA LIMA
LETICÍA SILVA MUNIZ
RELATÓRIO DE PRÁTICA DE FÍSICO-QUÍMICA
COMPORTAMENTO DE UM GÁS
&
INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRESSÃO DE UM GÁS
SÃO LUIS/MA
2013
1. OBJETIVO
a. Analisar o comportamento dos gases com relação ao volume, temperatura, e pressão.
b. Estudar a influência da temperatura na pressão de um gás.
2. INTRODUÇÃO
A palavra gás, do grego "chaos" que significa espaço vazio, foi usada pela primeira vez pelo químico Jean-Baptiste Von Helmont que, estudando a fumaça que saia da queima de alguns materiais, verificou que era diferente do ar e do vapor de água e que existiam vários tipos de fumaça, logo deveria haver vários tipos de gases. Um gás, ao contrário dos líquidos e sólidos, pode se expandir até preencher todo o espaço que lhe estiver disponível, pois suas moléculas se mantêm afastadas uma das outras e as forças de coesão entre elas são, praticamente, desprezíveis. Ao estudarmos a variação de volume dos sólidos e líquidos devido a variação de temperatura, ou seja, a dilatação, não precisamos nos preocupar com a influência da pressão (força aplicada sobre uma determinada área), pois corpos nesses estados são, praticamente, incompressíveis.
Porém, o volume dos gases sofre a influência da temperatura e da pressão a que o gás está submetido, pois os gases são altamente compressíveis. Então, para estudarmos o comportamento de um gás, precisamos conhecer o valor das grandezas, também chamadas de variáveis de estado: temperatura (T), volume (V) e pressão (p).
Um gás sofre "transformação de estado" quando, pelo menos duas dessas variáveis, se modificam.
Dependendo da grandeza que se mantiver constante, a transformação recebe uma denominação própria. Essas transformações são:
a. Transformação Isotérmica: de ISO=igual e termo=temperatura. ·.
b.