relatório de preparações de soluçoes
A prática realizada em laboratório tem como objetivo, mostrar como são feitas soluções e que para cada tipo de solução tem uma dosagem correta de soluto e solvente. Nossa experiência usará dois tipo de solutos o NaCl (cloreto de sódio) e o CuSO4 (sulfato cúprico) e também com o solvente água destilada.
2 – INTRODUÇÃO
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam um aspecto uniforme, ou seja, são misturas homogêneas. Elas são formadas por um ou mais solutos (substâncias dissolvidas) e um solvente, que é a substância presente em maior quantidade e que dissolve as outras substâncias.
3- DEFINIÇÕES:
A preparação de soluções requer alguns cuidados. Estes estão diretamente relacionados com a solubilidade limitada damaioria das substâncias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura da mistura.
É conveniente, sempre que se preparam soluções desconhecidas, consultar tabelas com dados de solubilidade. Evita-se assim o inconveniente de obter soluções turvas ou com duas fases, devido à adição não adequada da quantidade de soluto. No entanto, não são apenas esse tipos de soluções químicas que existem, mas muitas outras, que podem ser classificadas de acordo com três critérios principais:
3.1 Estado físico da solução;
3.2 Estados físicos do soluto e do solvente;
3.3 Natureza do soluto.
Segundo cada um desses critérios, as soluções podem ser classificadas em:
Soluções Sólidas: As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos.
No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. Por exemplo, a medalha abaixo foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo, formada por estanho e cobre.
Soluções Líquidas: As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos:
Sólido – Líquido: Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na