viscosidade
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO ENGENHARIA MECÂNICA
ANDRÉ RODRIGO DE SOUZA LEAL
BRUNO FERREIRA RODRIGUES
GABRIELA CRISTIANE MACHADO
LUCAS MIGUEL SANTOS RODRIGUES
LUCAS TOMAZZI FERNANDES MASCARENHAS
RELATÓRIO FENÔMENOS DE TRANSPORTE: Viscosímetro de Brooksfield e Viscosímetro de Stokes
BELO HORIZONTE
MARÇO/2014
André Rodrigo de Souza leal
Bruno Ferreira Rodrigues
Gabriela Cristiane machado
Lucas Miguel Santos Rodrigues
Lucas Tomazzi Fernandes Mascarenhas
RELATÓRIO FENÔMENOS DE TRANSPORTE: Viscosímetro de Brooksfield e Viscosímetro de Stokes
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Centro Universitário Newton como requisito parcial para aprovação na disciplina de Fenômenos de Transporte, ministrada pelo professor Wilian Xavier D’alcantara.
BELO HORIZONTE
MARÇO/2014
SUMÁRIO
(fazer o sumário e enumerar paginas de acordo com a norma)
1. INTRODUÇÃO
A viscosidade é um dos testes físicos aplicados a muitas preparações líquidas, como soluções, emulsões fluídas ou suspensões. É possível medir a viscosidade de preparações semi-sólidas. Pode-se relacionar a viscosidade com a fluidez, velocidade de deslizamento e tixotropismo das amostras analisadas.
A viscosidade de um fluido pode ser determinada por vários métodos: através da resistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Oswald); da medida do tempo de queda de uma esfera através de um líquido (Höppler); medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra (Viscosímetro de Brookfield)
O princípio operacional do viscosímetro de Stokes baseia-se na determinação da velocidade de queda livre de uma esfera através do fluido do qual se deseja obter a viscosidade. Já o viscosímetro de