Gestão de RH
2012
A área de recursos humanos é o filtro da empresa, a porta de entrada de todas as companhias. (Reinaldo Passadori)
PLANEJAMENTO: é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Diferentes nomenclaturas foram empregadas para descrever ou justificar o que a área responsável por pessoas realizava naquele momento: departamento de pessoal; departamento de recursos humanos; gestão de recursos humanos e, atualmente, gestão com pessoas ou, ainda mais recentemente, como proposto por alguns autores, gestão com pessoas ou administração com pessoas.
A EVOLUÇÃO DO TRABALHO E DA GESTÃO DE PESSOAS
Antigamente , o homem quando necessitou satisfazer suas vontades e necessidades mais básicas, organizou-se em grupos para caçar, proteger-se e, até mesmo, para conquistar novos territórios. Mas ainda que esta forma de organização fosse rudimentar, se comparada aos dias atuais, na época era a melhor alternativa para garantir a sobrevivência humana, sendo essa estratégia empregada até os dias atuais.
Essa fase foi caracterizada pela intensa aplicação ao trabalho manual (agrícola). A preocupação básica era garantir a própria sobrevivência e a de seus descendentes, constituindo-se em uma base familiar com funções divididas por características pessoas (idade, sexo, força, aptidão). Com o advento da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII, ocorreu uma alteração radical sobre a forma de organização do trabalho humano da época, que deixou de ser
fundamentalmente