Relatório de palestra. dr. elpídio donizetti // poderes do juiz no novo cpc: celeridade ou insegurança?
Professora: Angélica Bastos
BELO HORIZONTE
Faculdade Pitágoras
2013
RELATÓRIO DAS PALESTRAS
Nome do aluno: Anderson Dias Turma: A 1° Período
Data das Palestras: 14/05 AO DIA 16/05/2013 Local.: Auditório da Faculdade Pitágoras
Disciplina(s) Direito Cicil I / Professor(es) Angélica Bastos
___________________________________________________________________
Instituição/curso: Faculdade Pitágoras / Direito
Poderes do juiz no Novo CPC: Celeridade ou insegurança?
Dr. Elpídio Donizetti
De acordo com a palestra ministrada no dia 14/05 pelo Dr. Elpídio Donizetti no auditório da Faculdade Pitágoras, que fala sobre os poderes do juiz no novo Código de Processo Civil que aguarda aprovação na Câmara dos Deputados, atualmente no Brasil, à cerca de 180 milhões de processos em andamento, pois, quanto mais o brasileiro tem acesso e maior consciência, mais se exige seus direitos. A tendência é que cada vez mais haja a busca de maneiras de adquirir agilidade para esses casos a fim de desafogar o judiciário.
As pessoas utilizam cada vez mais o judiciário para buscar as suas felicidades e solucionar suas frustrações, isso era algo que pouco acontecia no passado, pois as pessoas não tinham tanto acesso a informação, e as vezes sentiam vergonha de se expor por certas coisas pessoais, porém hoje em dia é tudo diferente, fazendo com que o Legislativo atue menos e sobrecarregando o Judiciário.
Em relação a criação do novo CPC (Lei 8046 / 2010) este projeto aumenta os poderes de do juiz de primeira instância, permitindo que o mesmo possa executar a sentença antes da apelação para outras instâncias, é um projeto que recebeu muitas críticas por alguns operadores do Direito e parte da imprensa, embora o Juiz já faça o uso desses poderes, a intenção é positivar algo que já ocorre além da agilidade na resolução dos processos,