Relatório de Osciloscópio Analógico
Campus Monte Castelo
Departamento de EletroEletrônica
Osciloscópio Analógico
São Luís - MA
2013
O que é o osciloscópio?
O osciloscópio é um instrumento de medida que permite visualizar graficamente sinais elétricos. Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal eléctrico, e que o osciloscópio é um instrumento muito sensível à tensão, permite obter os valores instantâneos de sinais eléctricos rápidos, a medição de tensões e correntes eléctricas, e ainda frequências e diferenças de fase de oscilações.
Osciloscópio Analógico
O osciloscópio permite observar numa tela plana uma diferença de potencial (ddp), ou tensão elétrica, em função do tempo, ou em função de outra ddp. O elemento sensor é um feixe de eletrões que, devido ao baixo valor da sua massa e por serem partículas carregadas eletricamente, podem ser facilmente aceleradas e deflectidas pela ação de um campo eléctrico ou magnético.
A diferença de potencial é lida a partir da posição de uma mancha luminosa numa tela retangular graduada. A mancha resulta do impacto do feixe de eletrões num alvo revestido de um material fluorescente.
Como funciona um osciloscópio?
O sinal a medir é ligado a um dos conectores de entrada, tipicamente coaxial. No geral os osciloscópios possuem uma resistência de entrada de 1 MOhm em paralelo com uma capacidade de entrada de 20 pF.
De uma forma simples e resumida passa-se a mostrar como funciona o osciloscópio analógico
Consoante o ajuste do regulador de Volts por divisão, tanto pode um atenuador reduzir o sinal de tensão como um amplificador aumentá-lo.
De seguida o sinal é aplicado às placas de deflexão verticais do tubo de raios catódicos. Essa tensão nas placas faz com que um ponto luminoso se mova na amostragem. O ponto luminoso consiste na verdade em vários eletrões a atingir a placa de fósforo dentro do tubo. Uma tensão positiva faz