Fonte de alimentação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
5° PERÍODO
PROJETO - FONTE DE ALIMENTAÇÃO: DUAS FONTES FIXAS E UMA VARIÁVEL
SUMÁRIO
ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES
1. INTRODUÇÃO:
Este projeto tem como objetivo a construção de uma fonte de alimentação CC, que possa fornecer a uma carga três valores diferentes de tensão:
Uma tensão variável de 0 à 15V;
Uma tensão fixa de 12V;
Uma tensão fixa de 5V.
Serão utilizados os conhecimentos adquiridos na disciplina de eletrônica analógica para auxiliar na execução do projeto.
Como um primeiro passo, deve-se definir o que é uma fonte de alimentação. Assim, temos que uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído basicamente por quatro tipos de componentes elétricos, são eles: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador (composto por diodos retificadores), um filtro capacitivo e/ou indutivo e reguladores de tensão.
Em outras palavras, numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.
Após isso, definem-se os materiais a serem utilizados através de cálculos ou de suas especificações (datasheet) e se constrói o circuito de forma a obter os parâmetros desejados.
2. MATERIAS UTILIZADOS:
Abaixo estarão listados os materiais necessários para a realização do projeto juntamente com seus respectivos parâmetros de funcionamento.
2.1. Dispositivo de energização:
Fonte alternada. Dispositivo que energizará o circuito.
Especificações: Tensão = 127 V(rms); Frequência de saída = 60 Hz.
Designação: V1.
2.2.