RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
1. OBJETIVO
Ensinar aos alunos, utilizando a técnica de coleta e observação, aprendendo a examinar as características do fungo Aspergillus sp microscopicamente.
2. INTRODUÇÃO
Os fungos são organismos heterotróficos unicelulares ou pluricelulares, estes últimos caracterizados pela formação de estruturas filamentosas, as hifas, que constituem o micélio. Na fase reprodutiva o micélio forma estruturas assexuadas e/ou sexuadas que originam os esporos, que são os principais responsáveis pela propagação das espécies. Vivendo em diversos ambientes aquáticos e terrestres, dos trópicos às regiões estremas, muitos fungos são tão pequenos que só podem ser observados utilizando um microscópio.
O gênero Aspergillus sp é formado por mais de 200 espécies, distribuídas pelo mundo todo. Quando o fungo adentra o organismo, geralmente por meio do sistema respiratório, pode ocorrer a formação de uma massa de fungos, composta também por fibras micóticas, fibras responsáveis pela coagulação sanguínea e leucócitos, denominada aspergiloma. Seu crescimento é progressivo, levando a destruição do tecido pulmonar. Nos pacientes imunodeprimidos, a propagação pode ocorrer através da corrente sanguínea e alcançar o cérebro e os rins.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Repique de fungos:
Materiais
Pinça
Bico de Bunsen
Vidro de Relógio
B.D.A
Tubo de ensaio
Metodologia
Esquentar a pinça para esterilizar, no bico de bunsen e resfria-la no tubo de ensaio contendo água;
Em seguida repicar o fungo e/ou Maximo de cuidado no BDA;
Evidenciação de fungos com microscópio
Materiais :
Lâmina
Lamínula
KOH
Seringa c/ agulha
Método:
Com a seringa (agulha) coletamos uma pequena porção de fungo Aspergillus sp e colocamos na lâmina, procedemos espalhando a amostra e em seguida pingamos KOH.
Depois com um ângulo de 45° vagarosamente colocamos a lamínula por cima da lâmina.
Colocamos a lâmina no microscópio e observamos as características do fungo. Segue ilustração