Relatório de Laboratório de Física Básica II
RELATÓRIO 3
NOME: SILMARA FURTADO DA SILVA
TURMA: 5ª FEIRA – NOITE
EXPERIMENTO: PÊNDULO
OBJETIVOS:
•
Discutir o movimento harmônico de um pêndulo físico e realizar um experimento sobre o mesmo.
•
Através de medidas de parâmetros do movimento do pêndulo, determinar experimentalmente o valor da aceleração da gravidade no laboratório, bem como o valor do raio de giração de uma barra em torno de um eixo passando por seu centro de massa.
•
Tratamento dos dados no software KaleidaGraph.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Um pêndulo gravitacional, ou pêndulo físico, consiste simplesmente de um corpo rígido suspenso por um ponto que não esteja localizado sobre seu centro de massa, de modo que, quando submetido a pequenos deslocamentos angulares em relação à direção vertical, realiza um movimento oscilatório sob a ação da força gravitacional. Um caso particular do pêndulo físico é o pêndulo simples, onde uma massa pontual é conectada a uma haste de peso desprezível, suspensa por uma de suas extremidades. Esses sistemas físicos exibem uma propriedade muito importante: seu movimento é periódico e, ao serem consideradas pequenas amplitudes de deslocamento, seu período depende apenas da distância do ponto de suspensão a seu centro de massa, da aceleração da gravidade no local e da distribuição de sua massa em torno de seu centro de massa.
Como o período de seu movimento depende da aceleração da gravidade, o pêndulo físico pode ser usado para determinar esta aceleração em um dado local.
Nesta aula, discutiu-se o movimento do pêndulo físico e foram realizadas medidas dos parâmetros de seu movimento.
1
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Representação do modelo teórico utilizado no experimento:
Figura 1. Corpo rígido de massa M, suspenso em um ponto O, podendo girar livremente em torno de um eixo fixo que passa pelo ponto de suspensão.
Primeiramente, determinou-se a localização do centro de massa da barra