bio conclusao
1. O teatro Vicentinho é uma sátira a sociedade portuguesa. Para fazer essa sátira, o autor se serve de tipos sociais bem definidos, caracterizado não só pela visão de mundo peculiar de cada um , mas também pelas particularidades de sua linguagem. Com prove os dados contidos nessa afirmação realizando as propostas a seguir.
a) Faça um levantamento dos provérbios contidos nas falas da mãe de Inês Pereira, Compare a linguagem da mãe com à de Inês Pereira e verifique que diferença há entre elas.
R: A mãe de Inês Pereira utiliza os provérbios: "Maior é o ano do que o mês", ''No chão de Couce quem não puder andar choute", "Ame a páscoa vêm os ramos" , "Mata o cavalo de sela e bom é o asno que me leva".
Comparando as falas das duas percebe-se que a mãe é mais experiente e madura que a filha.
b) Um dos tipos sócias observado com mais realismo por Gil Vicente é a " moça da vila" , isto é , a moça que vive na vila , fora da corte , num aglomerado urbano: ela pretende subir de condição social e, para isso, almejar se casar-se com um escudeiro. Na farsa em estudo , Inês Pereira representa a moça da vila. Caracteriza-a.
R: representa uma mulher fútil, preguiçosa e interesseira, que se casa duas vezes apenas para se livrar do tédio da vida de solteira. Não conseguindo os seus objetivos no primeiro casamento, consegue-os no segundo, com o marido ingênuo. Apesar de seu comportamento impróprio, consegue até mesmo a simpatia do público pela inteligência com que planeja seus passos.
c)Por meio das personagens Latão e Vital, indique o papel desempenhado pelos judeus nessa sociedade.
R: O papel desempenhado pelos judeus nessa sociedade era de procurar e escolher um noivo ou uma noiva para um indivíduo de acordo com seus gostos.
d)Por meio da personagem Lianor Vaz , indique o papel desempenhado pela alcoviteira nessa sociedade.
R: A alcoviteira tinha o papel de ser intermediária em relações amorosas, chegando a ser