Adsjvho

1251 palavras 6 páginas
Basic Input/Output System
(BIOS)

Trabalho realizado por:
Cláudio Perdigão nº7

Índice

Introdução 2
Conceito de BIOS 3
Constituição 4
Read Only Memory 4
Programmable Read Only Memory 4
Flash Erasable Programmable Read Only Memory 4
Para que Serve? 5
CMOS Setup 6
Menus 7
Sequence Boot 8
Power On Self Test (POST) 10
Erros 11
Exemplos de BIOS 12
Conclusão 14
Webgrafia 15

Introdução

A BIOS é um programa que fica armazenado em uma memória especial localizada na placa-mãe. Trata-se de um tipo de memória ROM. O tipo mais usado atualmente é a Flash-ROM (ou Flash-BIOS) que pode sofrer modificações, ou seja, atualizações, por um software especial desenvolvido geralmente pelo fabricante.
Apesar de ser uma operação simples, a atualização de BIOS é algo um tanto quanto arriscado. Tal risco se deve ao fato de que, se algo der errado, a placa-mãe do computador pode ficar inutilizada. Mesmo assim, a atualização de BIOS é feita com grande frequência. Isso acontece porque a tecnologia de hardware avança muito rápido, principalmente em relação aos HDs e aos processadores.

Conceito de BIOS

Basic Input/Output System, ou mais vulgarmente conhecida por BIOS, é um chip localizado na motherboard (normalmente ao pé da pilha) que é responsável pelo arranque do computador e verifica se o hardware esta todo operacional e pronto a ser utilizado. Para este efeito tem um programa previamente gravado em memória permanente (Flash EPROM) nas motherboards mais recentes.

Constituição

A BIOS pode ser constituída por diferentes tipos de memória sendo os mais comuns: ROM, PROM, Flash EPROM.
Read Only Memory
É um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente se pode aceder as mesmas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente

Relacionados