Relatório de Inflação
Atividades:
2.1. Justifique com suas próprias palavras os principais motivos do baixo crescimento do PIB do Brasil;
2.2. Qual o tipo de inflação predominante na economia brasileira em 2013? Justificando sua resposta;
2.1. Justifique com suas próprias palavras os principais motivos do baixo crescimento do PIB do Brasil;
Apesar de alguns setores da economia (Serviços, Supermercadistas, Comércio Varejista e etc) demonstrar aumento de atividade em relação ao período anterior, alguns outros importantes demostraram quedas significativas, ex: Farmacêutico e Automobilístico.
Basicamente está houve uma desaceleração na produção industrial, acentuada no final do 3quarter e inicio do 4quarter, justamente quando se espera um maior aquecimento (expectativa baseada no histórico de maior consumo no 2 semestre).
Acredito que esta desaceleração vem sendo reflexo da atual situação econômica/politica que o país vem enfrentando – onde a inflação tem sido combatida mais não tratada. Desta forma, o aumento da taxa Selic a fim de combater a inflação que está em tendência de alta, desestimula a produção industrial, a obtenção de crédito (pois fica mais caro) e consequentemente reduz o gira da economia.
Além disso, existem diversos fatores externos que desestimulam parte da produção industrial, principalmente a produção dependente de insumos importados – por exemplo: a recuperação da economia americana fez com que fosse menos necessário o governo estimular a economia, tornando a moeda mais escassa e consequentemente refletindo no aumento da taxa de cambio no Brasil – encarecendo os insumos importados. Assim, encarecendo a produção no Brasil e diante da economia desestimulada, não podíamos esperar um PIB com crescimento expressivo.
2.2. Qual o tipo de inflação predominante na economia brasileira em 2013? Justificando sua resposta.;
Se analisarmos 2013 até o 3quarter e não somente o último mês, a inflação predominante foi a de