Relatório de Física
AUTORES:
Daniel Silva de Souza
Mário
Vanderlei
Willian
DATA: 12/08/09
OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
O experimento tem como objetivo medir a aceleração da gravidade local usando um pêndulo simples.
INTRODUÇÃO
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objecto percorre a trajectória pendular num intervalo de tempo específico. A unidade da frequência no SI é o hertz, equivalente a um ciclo por segundo(1/s).
Figura 1 Pêndulo
Aplicando a 2º Lei de Newton ∑F=M*A ao pêndulo simples obteve as seguintes equações: d2θ = - g ; dt2 L
d2θ = -w2cos(w.t); dt2 θ = -w2cos(w.t); g = (2.π)2.L ; T2
T = 2.πsqrt(L/g).
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAL USADO
Barbante;
Massa;
Cronômetro.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização do experimento, primeiro foi medido o comprimento total do barbante, logo após com a utilização do cronômetro foi feita cronometragem de 10 períodos do pêndulo por 5 vezes seguida. Depois de realizada a cronometragem foi feita a média que foi utilizada no cálculo da gravidade. Período (T)
Comprimento (L)