ATPS Economia
Devido à variação dos padrões de beleza as pessoas são cada vez mais cobradas e tem se preocupado mais com isso. Assim, a estética se tornou fundamental e as pessoas gastam muito tempo e dinheiro em busca dos padrões estabelecidos pela sociedade.
Segundo os dados divulgados pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) IBGE em 2013 serão gastos cerca de R$60 bilhões de reais em serviços de beleza, cosméticos e produtos de higiene pessoal, apenas pelas mulheres. O desenvolvimento da indústria, de novas tecnologias em tratamentos estéticos, a busca acelerada pelo corpo escultural e rosto perfeito, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar brasileira, principalmente da classe média, contribuem para o crescimento do setor, oferecendo possibilidades em diferentes áreas e serviços como os oferecidos pelos salões de beleza.
Esse estudo visa entender a partir de dados coletados a estrutura organizacional, dentre gastos, lucros e o que é necessário para se ter um salão de beleza. Assim como, entender o perfil e a demanda de seus consumidores.
2 – ETAPA 1 –PASSOS I, II, III, IV
2.1 Coletas de informações sobre Mercado da Beleza. A vontade de conservar a juventude tem aumentado a demanda no setor de beleza, elevando o Brasil para ao terceiro lugar no ranking de gastos no setor, perdendo apenas para os Estados Unidos da América e o Japão, passando a frente de países como a França. O comportamento masculino impacta diretamente no aumento do setor. Na atualidade os homens também tem se preocupado com a aparência e já aderem a cuidados estéticos. Eles gastam R$80 milhões por ano em beleza, os homens estão mais vaidosos, eles não querem apenas cortar o cabelo, a maioria procura é por cortes estilizados e por alisamentos, como a escova progressiva, seguidos de depilação e manicure. Pensando nisso, muitos empresários começaram a segmentar o atendimento em serviços específicos para o