Relatório de física
Disciplina: Laboratório de Física II
Associação de resistores
Série e paralelo
1. Introdução
Diversos dispositivos elétricos ou eletrônicos estão presentes em grande parte no cotidiano. Neles, são empregados circuitos com associação de um ou mais resistores que, por sua vez, são importantes para o seu funcionamento.
Os resistores são componentes elétricos e eletrônicos que tem a propriedade da resistência elétrica. São caracterizados por dissiparem energia térmica na forma de calor quando são atravessados por uma corrente elétrica.
Podem ser associados de três maneiras: em série, paralelo e misto. Em determinados casos, para se calcular a resistência total, será necessário descobrir a resistência equivalente. Um resistor que possui as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que e mesma de todo o conjunto, denominada resistência equivalente.
1.1 Associação em paralelo
Um conjunto de resistores é ligado de forma a todos receberem a mesma DDP neste tipo de associação. Ainda existem dois ou mais caminhos a serem percorridos pela corrente elétrica que não é a corrente total do circuito. A figura 1 mostra uma associação de resistores em paralelo.
Figura 1: associação de resistores em paralelo
Sua resistência equivalente é calculada pela seguinte fórmula:
1.2 Associação em série
As resistências em série, conforme associadas em paralelo, podem ser substituídas por uma única que será percorrida pela corrente e pela tensão total do circuito. Na figura 2, está presente uma ilustração de um circuito em série.
Figura 2: Associação de resistores em paralelo.
A resistência equivalente é calculada pela seguinte formula:
1.3 Associação mista
É constituída pela junção das associações em série e paralelo no mesmo circuito. A figura 3 demonstra uma associação mista:
Figura 3: Associação mista
O procedimento