Relatório de Física - Transformação de um Gás
Instituto de Física
Laboratório de Física III
Laboratório 6 – Transformação de um gás à temperatura constante
Turma: AA
Resumo: O experimento teve como objetivo analisar a relação entre o volume e a pressão de um gás, mantendo-se constante a temperatura. Para tal, elaboramos um sistema onde foi possível variar o volume de um gás e verificar a variação da pressão sofrida. A partir disso, desenhamos um gráfico que evidenciava a relação entre a pressão e o volume e, com os dados do gráfico, pudemos determinar o número de mols de ar no sistema e a massa total de ar confinado.
Procedimentos e resultados: Nesse experimento tivemos que estudar a lei de Boyle-Mariotte, onde diz que o volume da massa de gás é inversamente proporcional a pressão a qual é submetido, isso tudo em temperatura constante. Dessa, temos que P.V = cte. Nesta experiência, aproximaremos o gás ar ambiente como um gás ideal, e analisaremos lo com a temperatura e pressão da sala.
Para esse experimento foram necessários:
· Manômetro;
· Termômetro;
· Seringa com escala em milímetros.
Inicialmente montamos o esquema com a seringa em uma ponta e o manômetro na outra, e ligamos ambos a partir de um cano/mangueira. Após acabar a montagem do material, retiramos a ponta da seringa e deslocamos seu êmbolo móvel até a marca de 5 ml marcada no objeto. Terminado essa etapa, colocamos de volta a seringa na mangueira acoplada, de maneira que o ar interior da seringa e o da mangueira ficou confinado. Após isso, anotamos o valor inicial da pressão marcada no manômetro. P0 = 8,0 mmHg
Variando de 0,6 em 0,6 o volume marcado na seringa, observamos o valor marcado no manômetro e anotamos na tabela 01, repetindo esse procedimento 6 vezes. Assim, preenchemos a tabela 1.
i
Vs ± ∆Vs (ml) p ± ∆p (mmHg)
1/p ± ∆(1/p) (mmHg-1)
1
4,4 ± 0,1