Relatorio Phet
UNIDADE ACADEMICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS - UEGE
ENGENHARIA ELÉTRICA – 6º A
RELATORIO 02
Propriedade dos Gases
Cristiano Alisson Costa
CÉLIO VICENTE
SETE LAGOAS
2015
Cristiano Alisson Costa
Propriedade dos Gases
Relatório apresentado ao UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas desenvolvido para a disciplina de Engenharia Elétrica para obtenção de créditos relativos ao segundo trabalho prático.
CÉLIO VICENTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM
UNIDADE ACADEMICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS - UEGE
ENGENHARIA ELÉTRICA – 6ºA
SETE LAGOAS
2015
1 INTRODUÇÃO A prática de Física Termodinâmica foi realizada através do simulador computacional PhET, para o curso de Engenharia Elétrica, onde se buscou observar e relacionar os comportamentos dos gases com variações de pressão, temperatura e volume. O experimento possibilitou a oportunidade de aprender física de um ponto de vista que não poderiam atingir por intermédio de livros, possibilitando alcançar maior compreensão da matéria apresentada em sala de aula.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Levaremos em consideração três grandezas para estudar o estado gasoso da matéria. São elas: temperatura (T), pressão (P), volume (V).Um gás ideal pode passar por três transformações distintas: isobárica, isovolumétrica ou isotérmica.
Transformação isobárica: acontece quando a pressão é constante e o volume e a temperatura variam. Se aumentarmos a temperatura de um gás e mantivermos constante sua pressão, observaremos um aumento do volume ocupado pelo gás.
V = k
T
A relação entre volume e temperatura pode ser demonstrada pela fórmula:
V1 = V2
T1 T2
Essa relação representa a Lei de Charles Gay-Lussac, este nome é uma homenagem aos fundadores desta lei: os químicos franceses Jacques A. César Charles (1746-1823), e Joseph Gay-Lussac (1778-1850).
Transformação isovolumétrica: nesse caso o volume