Relatório
Um arquiteto e urbanista deve compreender e conhecer o espaço no qual exercerá suas diversas funções. Espaço que se transforma ao longo do tempo sofrendo a ação de inúmeros fatores que interferem tanto no espaço físico, quanto, principalmente, nas pessoas que estão inseridas nele. E o caminho para compreender os dilemas e especificidades que determinam uma sociedade, e a forma com que ela ocupa o espaço está no surgimento desse modo de ocupação.
Dessa maneira, tomando como referencia os textos lidos e o filme “O Sétimo Selo”, é possível entender mais precisamente como surgiram essas cidades, e quais fatores levaram a isso, desde a Idade Média. As pessoas e os lugares em que elas viviam passaram por um processo de transformação, influenciado por elementos religiosos, políticos, culturais, sociais e econômicos.
Os acontecimentos históricos precisam ser analisados como sendo o próprio tempo e não como divisões em uma linha cronológica. O modo de aprendizado visto na vida escolar até o presente deve ser substituído por uma leitura e reflexão dos processos históricos com senso crítico mais desenvolvido, levantando questionamentos e buscando realmente a verdade sobre o período, se baseando nos aspectos gerais da vida daquela sociedade, como economia, politica, religião. Levantamentos
As cidades, desde suas origens, carregam uma acepção de liberdade. Pode-se entender isso a partir do exemplo da fuga de um servo, se ele fugisse e se escondesse em uma cidade por determinado período, a cidade o decretava cidadão, e então ele se tornava livre. O inicio do trabalho assalariado pressupõe uma ideia de igualdade, de liberdade. A Reforma Protestante ter acontecido em meio urbano também demonstra essa noção. A busca pela liberdade provoca uma modificação do mundo, por meio da urbanização os homens constroem um novo mundo para eles próprios. No período medieval, os pensamentos e ideias da época sobre tempo e trabalho, principalmente, diferem muito do que se pensa hoje.