Relatório de Física - Empuxo
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MECÂNICA DOS FLUIDOS
FORÇA DE EMPUXO
Física Experimental II
São José (SC), 13 de março de 2014.
1 OBJETIVO
O objetivo deste experimento foi verificar na prática, as ações sofridas por um mesmo corpo ao ser mergulhado em diferentes tipos de fluidos. Tal experimento mirou ainda, a obtenção de grandezas relativas aos líquidos em estudo através da aplicação de modelos matemáticos, possibilitando-se fazer uma análise comparativa dos resultados.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O teorema descrito por Arquimedes afirma que: “quando um corpo está parcial ou completamente imerso em um fluido, este exerce sobre o corpo uma força de baixo para cima igual ao peso ao volume do fluido deslocado do corpo”. Esta força que atua diretamente sobre o corpo é denominada força de empuxo.
Esta ação causada pelo empuxo pode ser calculada através de uma relação entre o próprio e a densidade do líquido ao qual o corpo encontra-se imerso, sendo enunciada da seguinte forma:
E = Pᶠᵈ = mᶠᵈ . g
E = dᶠ . Vᶠᵈ. g
Onde:
E= Empuxo (N) dᶠ= Densidade do Fluido (kg/m³)
Vᶠᵈ= Volume do fluido deslocado (m³) g= Aceleração da gravidade (m/s²)
Com base na teoria acima, supõe-se que, ao mergulhar um objeto qualquer em um líquido, é possível conhecer a densidade deste líquido, desde que se conheça o valor da força de empuxo e o volume de determinado corpo, deste por meio da expressão:
O empuxo não depende da densidade do corpo, mas sim do liquido.
3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Dinamômetro;
Haste;
Tripé;
Painel de forças;
Linha;
Béquer;
Régua;
Balança.
3.2 METODOLOGIA
O experimento foi iniciado realizando-se medições de peso (real) do objeto, chegando-se assim ao valor referência para a sequência dos procedimentos. De posse desta informação foi realizada uma segunda