Relatório de física - Empuxo
29 de abril de 2012
Disciplina: Física
Professor: Jonas
RELATÓRIO DE FÍSICA
- EMPUXO
Isabel Mendes
Jonatas Tosta
Leonardo Soares
Lucas Alves
Marcelle Aragão
Matheus Casaes
8823
29 de Abril de 2012
Objetivos:
Verificar experimentalmente a atuação do empuxo sobre um corpo flutuante e os seus diferentes métodos de determinação.
Perceber a alteração do empuxo atuante sobre o corpo quando aplicamos uma pressão (p) sobre a tampa de área (S) e seu movimento no fluido.
2. Introdução 2.1 - Empuxo
Aristóteles, na antiga Grécia, via uma bolha de ar subindo na água e dizia que ela subia porque sua posição natural era acima da água. para ele, no mundo (Terra) que os seres humanos (seres imperfeitos) habitavam, todas as coisas tinham a sua posição natural (na ordem: terra, ar, água e fogo). Não muito distante da Grécia, em Siracusa, algumas décadas depois, Arquimedes, mais prático que Aristóteles, mostrava por que os corpos boiavam ou afundavam na água, enunciando uma lei que hoje leva o seu nome.
Arquimedes fez avanços em diversos ramos das ciências, inclusive no que hoje chamamos de Física. Pode-se dizer que ele lançou os fundamentos da hidrostática e da estática, tendo enunciando as leis do Empuxo e da Alavanca. Foi também responsável pela criação de diversas armas militares, como a Catapulta (observe a ilustração 1.a). Além das máquinas de uso cotidiano que inventou, como a Bomba de Parafuso (ilustração 1.b). Alguns historiadores alegam que, para defender sua cidade, Arquimedes foi capaz de proezas como levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando seus inventos.
Ilustração 2.a
Representação de uma Catapulta construída por Arquimedes