Relatorio Fisica empuxo
Experimento Empuxo
Nomes: GEORGE HERNANDES GIRARDI
Série: 2ª Semestre Professor: Cleverson Alessandro Thoaldo
Grupo de Laboratório: A
Data: 01/04/2015
Resumo
Nesse trabalho iremos abordar um experimento realizado através do método do empuxo, como por exemplo, um avião gera empuxo para a frente quando o ar é empurrado na direção oposta ao voo. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo as lâminas móveis de uma hélice, ou uma turbina, empurrando o ar na parte traseira de um motor a jato, ou expelindo gases quentes de um motor de foguete.
1. Introdução
Nesse relatório para maior entendimento do experimento e sobre o que é empuxo, colocando os dados e relacionando com as variações do fluido e sua densidade, aceleração da gravidade, área, volume e massa, e como influenciam diretamente no objeto.
2. Desenvolvimento Teórico
É costume identificarmos os fluidos como substâncias que podem fluir (como os gases e os líquidos). Algumas substâncias, como o vidro, são classificadas como sólidas, pois nos tempos que costumamos observá-las, não notamos a sua fluidez. Quando um corpo está totalmente ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, ficará sob a ação de uma força que dependerá da porção do corpo que está imersa. Isto pode ser verificado se tentarmos submergir uma cortiça ou bola cheia de ar em recipiente com água. (Wikipédia)
3. Materiais utilizados
Esferas de metal.
Becker
Seringa
Êmbolo
Cilindro de Arquimedes
Dinamômetro tubular 10N
Suporte de haste
4. Descrição do experimento
Primeiramente, deve-se zerar o dinamômetro e pesar o cilindro, este será o peso do corpo fora do líquido. Colocar uma quantidade de água em um Becker para que a seringa possa ficar parcialmente submersa. Em seguida mergulhá-lo e verificar o seu peso dentro do líquido informado no dinamômetro. Com uma régua, verificamos o deslocamento da água e fizemos as devidas transformações de área