Relatório de fisica
Objetivos:
Ao final deste experimento o aluno deverá ser capaz de:
Interpretar o movimento retilíneo uniforme (MRU), calcular a velocidade do objeto que esta em deslocamento, ter a capacidade de prever a posição futura do objeto que esta em movimento e demonstrar graficamente a posição versus tempo e velocidade versus tempo em (MRU).
Introdução teórica:
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Um corpo se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com modulo constante (aceleração nula) esta em MRU. A função que representa a relação entre posição de tempo e define a velocidade constante, com o móvel percorrendo distancias iguais em intervalo de tempo iguais.
O movimento retilíneo uniforme (MRU) é um movimento cuja velocidade é constante e a posição em função do tempo e regida pela função horária: x= x0 + ν t, Onde x e a posição do móvel no instante t, x0 é a sua posição no instante t = 0 e ν sua velocidade. Um movimento retilíneo uniforme e regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
S=So+V.t onde So é posição inicial.
Aparelho utilizado:
Um Plano inclinado CIDEPE,