Segurança de Trabalho
São fatores ou componentes do ambiente de trabalho: espaço, ambiências (luminosa, sonora, térmica, tóxica, etc.), disposição do trabalho/tempos,jeitos de segurança e relações profissionais. São considerados agentes físicos; ruído, vibrações, calor, frio, pressões anormais, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, iluminação, umidade.São considerados agentes biológicos os microorganismos como: bactérias, fungos, parasitas, bacilos e vírus, presentes em determinadas atividades profissionais.
Cabe ao profissional trabalhadortomar as providências necessárias para se manterem fora dessas precipitações de risco. Entretanto, quando isso não for possível, devem ser avaliados os prejuízos ao desempenho e à saúde dostrabalhadores, para que adotada aquela alternativa menos lesivo, adotando-se todas as avaliações cabíveis em cada caso.
França (1995) e Albuquerque (1997) consideraram que a sociedade vive novosparadigmas de modos de vida dentro e fora da organização, provocando, em efeito, valores e demandas de Qualidade de Vida no Trabalho. Para os referidos autores, outras ciências têm dado sua contribuição aoestudo do QVT, tais como: Saúde, Ecologia, Ergonomia, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Engenharia.
A motivação age como uma mola propulsora na vida de todo indivíduo,tornando-o mais sagaz e aguçado a executar tarefas, torna-se satisfeito e realizado.
O ambiente de trabalho é um conjunto de fatores interdependentes, que age na característica de vida das pessoas e nos resultados dopróprio trabalho. Assim este espectro integral dos controles no trabalho promove a compreensão das