Relatório de Estágio em Psicologia Educacional
A maioria dos colaboradores da Célere transportes tem aproximadamente sete meses de trabalho, de acordo com o tempo de fundação da empresa. Cada colaborador tem carga horária equivalente a quarenta e quatro horas semanais. Destes a maioria foram contratados por indicação, segundo grau completo, no qual um colaborador tem ensino superior e outros três segundo grau completo, todos com capacitação em diversificados cursos profissionalizante. Com idade entre 27 e 33 anos, maior parte solteira, dois dos colaboradores possuem filhos. O numero de contratação entre os gêneros são iguais, dois masculinos e dois femininos. Os colaboradores tem naturalidade diversificada e residem na cidade onde trabalham.
De modo geral, os colaboradores relataram estar satisfeitos com o trabalho, gerência e a relação entre os colegas, exceto com um colega que é visto como um indivíduo que não cumpre com suas responsabilidades. Dos entrevistados, dois deles afirmaram que o trabalho exige muito e outros dois afirmaram que é normal e, afirmado por todos que o trabalho não interfere na sua vida familiar, todos estão satisfeitos com o mesmo e com suas amizades. Percebeu-se que há diferentes práticas de lazer de acordo com cada indivíduo, geralmente praticam semanalmente e nem todos tem o hábito de praticar esporte.
Com relação à prioridade que dão ao trabalho, os colaboradores incluíram esse em segundo lugar em suas vidas, sendo família em primeiro e lazer em terceiro. No aspecto da saúde os entrevistados não relataram nenhum sintoma ou patologia grave que pudessem interferir no trabalho, com exceção de um colaborador que relacionou a taquicardia com o sopro no coração. A maioria apresentaram tensões musculares, cansaços e vontades súbitas de iniciar novos projetos. De modo geral, os sintomas relatados pelos colaboradores não significam gravidade patológica de estresse, como fase de resistência, de quase exaustão ou exaustão, mas,