materiais betuminosos
INTRODUÇÃO
Os materiais betuminosos têm grande aplicabilidade engenharia, com uso em pavimentação rodoviária, pintura industrial para proteção, isolamento elétrico e impermeabilização.
CONCEITOS
Materiais betuminosos são materiais compostos essencialmente de betume. O betume pode ser definido como um produto complexo, de natureza orgânica, de origem natural ou pirogênica, composta de uma mistura de hidrocarboneto(com consistência solida, liquida ou gasosa) frequentemente acompanhadas de seus derivados não metálicos, completamente solúvel em dissulfeto de carbono.
HISTORICO
A história da utilização de betume em construção de vias reporta-se aos anos 2.600 – 2.400 a.c, quando foram construídas as Pirâmides do Egito. Algumas estradas construídas na antiguidade merecem ser citadas devido a sua importância na época, não só para o comercio de mercadorias, como também para o desenvolvimento das culturas da Índia, China e Ásia, como é o caso da Estrada da Seda e a de Semíramis.
Toda a tecnologia destas construções estava baseada na utilização de um material com poder aglutinante, o betume.
CLASSIFICAÇAO
ASFALTOS
Os asfaltos são materiais constituídos predominantemente por betume, com consistência solida ou semissólida. Tem cor preta ou parda escura e cheiro de óleo queimado. Fundem gradualmente pela ação do calor podem ser obtidos de maneira naturais ou por processo de destilação do petróleo.
Asfalto natural (CAN)
Encontra-se em verdadeiro lagos ou depósitos de asfaltos muitas vezes com tal consistência na superfície que permite ser recolhidos a pás e picaretes. O material retirado é chamado de asfalto cru. Que é refinado antes de ser posto à venda como cimento asfáltico (nativo).
Asfalto de petróleo (CAP)
Os cimentos asfálticos derivados do petróleo são designados no Brasil como (CAP) – Cimento Asfáltico de Petróleo seda classificado de acordo com sua consistência. Os CAP´s em suas aplicações devem estar livres de água e bastante