Relatório de estágio em farmácia hospitalar
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) é um hospital geral, de base e de ensino, pesquisa e extensão, com residência médica regulamentada, subordinado diretamente à Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), integrante do patrimônio e da estrutura do Estado do Piauí. Foi inaugurado no dia 03 de maio de 1941 e aos 71 anos é um dos maiores e mais bem equipados hospitais das regiões Norte e Nordeste (SESAPI, 2012).
O HGV é referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), onde todos os serviços são gratuitos em nível de média e alta complexidade, isto é, atende casos complexos que não são resolvidos em hospitais de bairros e do interior do Estado (SESAPI, 2012).
Ele possui 382 leitos ativos, duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 15 clínicas: Dermatológica, Pneumológica, Oftalmológica, Ginecológica, Ortopédica/Traumatológica, Urológica, Cirúrgica I e II, Nefrológica, Neurológica, Médica, Cardiológica, Fisioterapia e Otorrinolaringologia (HGV, 2012).
O Hospital disponibiliza os serviços de ambulatório e internações nas clínicas, além de contar ainda com os serviços de diagnóstico e tratamento como laboratório de análises clínicas, anatomia patológica, diagnóstico e tratamento por imagem, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e a Farmácia Hospitalar (HGV, 2012).
Por ser considerada também uma instituição de ensino, vários estudantes e profissionais da área da saúde vivenciam e aplicam seus conhecimentos e compartilham experiências nas mais diversas áreas. A farmácia hospitalar é uma das áreas que contemplam os estágios obrigatórios do Curso de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho.
2. Desenvolvimento
A modernização das atividades hospitalares gerou a necessidade da participação efetiva do farmacêutico na equipe de saúde. A farmácia é um setor do hospital que necessita de elevados valores orçamentários e o farmacêutico hospitalar está habilitado a assumir atividades clínico-assistenciais e pode contribuir para a racionalização