Relatorio de estagio farmacia hospitalar
FACULDADE DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA
BELO HORIZONTE – MG
2013
Ana Paula Nader Miranda
Belo Horizonte
2013
AGRADECIMENTOS
As Farmacêuticas, Nayara Gomes, Daniele Pereira e Rejane pela dedicação e esforços que não foram medidos em repassar um pouco de seus conhecimentos e de sua experiência profissional.
Aos Auxiliares de Farmácia do HVC, que também estiveram ao meu lado contribuindo com seus conhecimentos.
Aos demais funcionários do Hospital que também tiveram sua parcela de contribuição para a realização deste trabalho.
INTRODUÇÃO
A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, em que se desenvolvem atividades voltadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares.
É também responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da terapêutica, racionalização dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.
A legislação que regulamenta o exercício profissional da Farmácia em Unidade Hospitalar é a Resolução nº. 300, de 30 de janeiro de 1997. Segundo esta resolução “Farmácia Hospitalar é uma unidade técnico-administrativa dirigida por um profissional farmacêutico, ligada funcional e hierarquicamente a todas as atividades hospitalares”.
A farmácia é um setor do hospital que necessita de elevados valores orçamentários e o farmacêutico hospitalar deve estar habilitado a assumir atividades clínico-assistenciais, através de participação efetiva na equipe de saúde, contribuindo para a racionalização administrativa com consequente redução de custos. Tem como principal função garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, por meio do uso seguro e racional de