RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CARGA VIRAL
CURSO: BIOMEDICINA
PROFº: DÉBORA ALENCAR
PERÍODO: 7°
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CARGA VIRAL
ALUNOS:
ANDRÉ FERNANDO DE ARAÚJO
ÉRICA FERNANDA DA SILVA SANTOS
TERESINA,PI
2013
ANDRÉ FERNANDO DE ARAÚJO
ÉRICA FERNANDA DA SILVA SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CARGA VIRAL
Trabalho apresentado como parte dos requisitos de avaliação no 7°bloco do curso de Biomedicina da
FACULDADE ALIANÇA/MAURÍCIO DE NASSAU.
TERESINA – PIAUÍ
2013
O presente trabalho refere-se as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado no Laboratório de saúde Pública- LACEN, setor de carga viral.
O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. Portanto, representa um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células. Esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores. Esta capacidade de defesa do sistema imunológico se fundamenta na ativação das células efetoras que incluem os linfócitos e as apresentadoras de antígenos ou acessórias e na produção de anticorpos. Indubitavelmente, a geração inadequada destas respostas efetoras pode produzir efeitos deletérios para o organismo, provocando reações inflamatórias e dano orgânico em maior ou menor intensidade.
Entre as células de defesa os linfócitos T CD4+ são os principais alvos do HIV, vírus causador da AIDS. Assim, a quantificação da carga viral é muito comum em pacientes com HIV, e geralmente há uma relação entre a carga viral e o número de células CD4. Se a carga viral é alta, a contagem de CD4 vai ser baixa, tornando a pessoa mais