Empreendedorismo
Elemento obrigatório, onde os autores apresentarão em linhas gerais os principais resultados obtidos na reflexão do trabalho. Pode-se elaborar um breve resumo dos tópicos e ideias desenvolvidos. Alguns autores defendem que a introdução deve conter quatro ideias básicas:
1. Qual é o tema do trabalhado?
2. Por que este tema foi escolhido?
3. Como o trabalho está estruturado? Quais os tópicos e principais ideias desenvolvidas?
ETAPA 1
DESENVOLVIMENTO
Quando se escolhe ser um empreendedor, tem que procurar primeiramente saber se a vocação para atuar no ramo escolhido, e pesquisar se o mercado escolhido é favorável. O empreendedor, acima de tudo, é um inconformado, um inovador, que sabe lidar com as incertezas do ambiente, encara os riscos conscientemente tendo muita coragem de encarar e ultrapassar os desafios, buscando incessantemente novos caminhos.
Segundo Dornelas (2001) “Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.
A auto determinação e a motivação que tem o empreendedor é o combustível para o processo de transformação de sonhos, idéias e conhecimento em negócios de sucesso.
Para os aspirantes a empreendedor deve, primeiramente, aprender a aprender. Depois ter em mente que, não sendo uma característica inata, deve-se manter o radar ligado e atento a todas as tendências, movimentos que venham a gerar mudanças no seu ambiente de atuação.
De maneira geral tem-se, primeiramente, de haver a intenção e o sonho de um profissional que trabalhou e se especializou em determinada área do conhecimento, a verificação de uma oportunidade gera estimulo, avalia-se os riscos e retornos da oportunidade, materializam o sonho e a decisão de ir em frente, desenvolvimento do plano de negócios, busca por recursos próprios ou terceiros e a administração da empresa criada.
O Brasil está em uma boa posição se comparado a outros países, porém,