Relatório de estágio como acontece e o que a escola busca para efetivar a alfabetização na idade certa
Buscou- se nesse documento o reconhecimento e a análise crítica do ensino e da aprendizagem presentes no processo de alfabetização e a qualidade do atendimento dado às crianças assistidas pela escola. Durante a observação foi possível perceber a importância de lidar com crianças de 6 a 10 anos no período de alfabetização.
O estágio foi realizado na E. M. Angelina Daige, situada em Vicente de Carvalho, Guarujá. A escola tem mais de quinhentos alunos matriculados, de primeiro a quinto anos do Ensino Fundamental. A clientela assistida é de classe média baixa, todos moradores do bairro Vila Áurea e do Jardim Progresso
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram “... (Jean Piaget)
Introdução
Este relatório é um instrumento de investigação, e surge da importância de se documentar a realidade observada durante o Estágio Supervisionado III em escola de Ensino Fundamental, as Metodologias, seu trabalho pedagógico e as ações de seus profissionais.
O estágio é uma exigência do curso de Pedagogia da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP - Campus Guarujá e tem por objetivo servir de base para a discussão entre a prática de sala de aula e os estudos teóricos, aprendidos na Universidade, buscando a formação técnica e política do professor-reflexivo. Durante a prática buscou-se analisar a qualidade do atendimento dado à essas crianças,
Por meio deste estágio foi possível conhecer as características de uma escola de ensino fundamental, analisar e refletir sobre ações pedagógicas que possibilitam o ensino/aprendizagem para alfabetização, mostrando ser possível formar leitores e escritores competentes em qualquer estágio do desenvolvimento.
1. Unidade escolar A pesquisa foi realizada na E. M. Angelina Daige, situada em Vicente de Carvalho, Guarujá. A escola